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DICAS SAUDÁVEIS

Cuidados especiais para  aproveitar o carnaval com mais saúde e disposição.

 

Dra. Letícia Manduca
Nutricionista
 
O Carnaval é um momento de muita festa, agitação que reúne consumo elevado de bebidas alcoólicas, poucas horas de sono, exposição ao sol, desidratação e alimentação fora de casa. O que desta forma faz com que o corpo fique com baixa resistência, havendo assim suma importância manter hábitos saudáveis e adequados para os dias de folia.
 
Preparar o condicionamento físico semanas antecedentes é interessante principalmente para quem for acompanhar trios elétricos ou desfilar na avenida. Lembrando que o consumo elevado de bebidas alcoólicas leva ao quadro de hipoglicemia e desidratação. Fora que as mesmas possuem alto teor calórico em média 150 kcal por dose de acordo com o tipo de bebida, e também as misturas podem se tornar nocivas.

DICAS IMPORTANTES: 
 

  • Água é fundamental. Beba mais de 1,5 litro ao dia.

  • Frutas recomendadas: Abacaxi , Melão, Melancia, Banana e Maçã.​

  • O consumo de alimentos gordurosos, é de digestão mais lenta o que não é recomendável além de conferir calorias, e também ocorre risco de contaminação as temidas viroses que  podem ser evitadas quando não se consome alimentos na rua e os tipos de bebidas evitar consumir direto das garrafas por exemplo.

  • Evite intoxicação alimentar, os foliões devem manter uma alimentação equilibrada, antes, durante e depois da folia.

  • Para pacientes em casos específicos como Hipertensos, Diabéticos e com problemas cardíacos devem seguir as orientações de especialista, realizar o uso de medicação prescrita de forma correta, e se alimentar de forma equilibrada. De forma a evitar sintomas gástricos, moleza fraqueza e má digestão, o que não combinam com o Carnaval.

  • Alimentos indicados são de fontes de carboidratos que não sejam refinados, enquanto os  ricos em gorduras e os condimentos como maionese, molhos a base de tomate ou mostarda, pimenta entre outros podem se tornar nocivos não sendo indicados o seu consumo.

  • Planejamento na hora de se divertir é super importante, se alimentar de forma equilibrada conciliar diversão com saúde sempre, e a festa se tornará mais prazerosa e sem dúvida inesquecível. Além de manter a disposição e energia, para quem for aproveitar na praia fazer uso de proteção solar, consumir água de coco e sucos de frutas também são indicados.

 
Veja uma receita de suco verde detox !É super recomendado para estes dias de folia. 

Ingredientes: 

  • 1 fatia de abacaxi

  • 1 foha de hortelã 

  • 250 ml de suco de limão 

  • 1 folha de couve 

  • 1/2 pepino

  • Adoçante á gosto

Modo de preparo: Bater os ingredientes no liquidificador e se houver necessidade acrescente 200 ml de água de coco.

Evite coar e consuma de forma imediata.

 

Boa diversão !!