© 2019 por SBMA - Sociedade Brasileira de Medicina Aeroespacial. Desenvolvido por Descascando Abacaxi Design.

CARTA DO PRESIDENTE - GESTÃO 2016 - 2018

Em outubro de 2016 tive a honra de assumir a Presidência da nossa SBMA.

O desafio é imenso até o final desse mandato, em 2018.

 

Em continuidade à Gestão anterior da Dra Vânia Melhado, o maior objetivo dessa Gestão será construir o caminho em busca do reconhecimento como Especialidade Médica, como ocorre em vários países de primeiro mundo.

 

Temos concentração de conhecimento de sobra para justificar essa meta. O Conselho Federal de Medicina tem desde 2011 a Câmara Técnica de Medicina Aeroespacial, da qual faço parte e já tem posições bem consistentes nesse caminho.

 

Uma das grandes missões será certificar e apoiar tecnicamente cursos sobre nossos temas de conhecimento. Dessa maneira teremos divulgação da área com mais e melhores cursos.

 

Em relação à Legislação, devemos ser ouvidos pelas autoridades, pois o Fator Humano, está sempre presente quando se investiga acidentes aéreos. Temas como Fadiga, Microgravidade, Hipobarismo, Saúde Mental, Uso de Álcool e outras substâncias psicoativas, Requisitos de Saúde para ser Aeronauta e outros afins devem ter o envolvimento da SBMA. A Gestão Rigorosa de Riscos é uma virtude obrigatória na Aviação. Pra isso ocorrer, os conceitos de Medicina Aeroespacial devem ser praticados e respeitados, de fato.

 

A aviação cada vez mais transporta pessoas doentes ou com necessidades especiais. Também é imenso a curiosidade e necessidade de orientações sobre conforto e bem estar a bordo, além de orientações de saúde sobre o destino. O esclarecimento da população, através de forte Comunicação é parte das ações de responsabilidade social da SBMA.

 

Para conseguirmos realizar esses desafios, convidei renomados e experientes colegas médicos e de equipe multiprofissional para fazerem parte dessa Gestão (vide Diretoria). Cada um deles atua em seguimentos importantes e bastante diversos do nosso campo de atuação.

 

Como somos uma Sociedade Médica, nosso comportamento será pautado pela ética e imparcialidade, sempre com a ciência nos amparando. Dessa forma, a SBMA será em pouco tempo a melhor representação técnica e com maior credibilidade dos temas relacionados a nós perante as Sociedades Civil e Científica.

Para atender as resoluções do CFM e da AMB, a caminho da sonhada Especialidade Médica, no inicio de 2018, a SBMA estará aberta para os novos sócios, com valor de anuidade parcial de 2017 e benefícios.

Se você quiser já envie seu nome, e-mail, telefone e formação para secretaria@sbma.org.br para nosso cadastro e nós avisaremos você para se associar.

Muito obrigado!

Dr. Marco A. R. Cantero

CREMESP 69556

Presidente da SBMA 2016/2018

Pós graduado em Medicina Aeroespacial, Membro da Câmara Técnica de Medicina Aeroespacial do CFM desde 2011 e da SBMA desde 2012. Experiência na Aviação de 2004 a 2015 como Médico das empresas TAM e AZUL.